Os desafios de trabalhar remotamente

Há mais de um ano, venho trabalhando remotamente 100% do tempo. Atualmente isso é algo muito comum, não apenas em empresas de tecnologia. Quem mora em cidade grande e enfrenta trânsito ou corre risco de ser assaltado, sabe o quanto é vantajoso não precisar de sair de casa para trabalhar.

home-office

Meu escritório atual (aka. home office)

As vantagens são muitas. Uma das que eu mais aprecio é poder ver cada progresso do meu filho (que está com 1 ano e meio). É uma forma de trocar o tempo gasto se locomovendo por tempo com sua família e/ou fazendo o que você gosta.

Outro ponto positivo é que a empresa nunca contratará alguém que more perto apenas por esse fato isolado; você trabalhará com as melhores pessoas que sua empresa encontrou sem ter a localização como fator limitante, como o tweet abaixo assertivamente ilustra:



Porém nem tudo são flores.

Desafios (e soluções)

Depois de 15 meses trabalhando em casa, identifiquei os desafios mais comuns e vou listá-los abaixo, junto com as soluções que encontrei. Caso eu tenha esquecido de algum, fique a vontade para mandar comentários no final deste artigo.

Comunicação

Existem várias ferramentas de chat como Slack e Rocket Chat (as quais podemos chamar de versões modernas do IRC), que ajudam a manter a equipe toda atualizada com o que está acontecendo na empresa, em projetos, etc.

Dizer no chat “bom dia” ou “vou ficar ausente por 15 minutos”, não apenas mostra que você é educado, como também permite que todo mundo fique sabendo se você está ou não disponível. Também é útil ativar notificações para saber quando alguém precisa da sua atenção. Só cuidado para não deixá-las ligadas fora do horário de trabalho e virar um escravo.

Os bons e velhos Hangouts e Skype continuam excelentes para comunicação por voz/vídeo, incluindo compartilhamento de tela para demonstrar algum trabalho. Eu também gosto de gravar screencasts em formato GIF para compartilhar com o time.

Lugar privado para trabalhar

Quando eu me mudei para a casa onde moro hoje, procurei um lugar com um quarto extra, pois já estava trabalhando remotamente e sabia que seria importante.

Você até pode trabalhar da sala, cozinha ou do seu próprio quarto por um tempo (talvez pra fazer um teste e ver se trabalhar dessa forma funciona pra você?). Porém, se trabalhar remoto é algo que você planeja fazer por mais tempo, é importante ter um espaço privado para fazer reuniões, evitar distrações e se manter focado no trabalho (sem seu filho gritando do seu lado).

Disciplina

Chances são que a Netflix e o Playstation serão (discutivelmente) mais atrativos do que seu trabalho. Aqui a solução é ser maduro o suficiente pra entender que a empresa confia em você, portanto faça o que é esperado.

Conexão boa/confiável com a internet

Isso provavelmente é essencial para a maioria das profissões. Apesar de eu nunca ter tido problemas com o meu provedor, eu sempre tenho uma conexão 4G de backup, caso algum problema aconteça.

Fuso-horário diferente

Trabalhar remoto significa que você (e seus colegas de trabalho) podem estar em qualquer parte do mundo. Se for o caso, nem todo mundo irá necessariamente trabalhar no mesmo horário. Consequentemente, é importante ter uma forma de deixar as pessoas saberem no que você está trabalhando e qual o status da sua tarefa atual. Ferramentas de gerenciamento de projetos como o KanbanFlow, Pivotal Tracker e Trello são ótimas para isso.

Você vê colegas/amigos menos frequentemente

Eu pensava que essa seria a pior parte. Mas o fato é que usando ferramentas de chat mencionadas acima, isso nunca foi um problema pra mim. Porém sair com amigos de vez em quando, mesmo que apenas para um café, ajuda a manter sua sanidade mental.

Ferramentas de trabalho

É importante ter um home office com tudo que você precisa para trabalhar: uma mesa/escrivaninha, uma cadeira e um notebook são essenciais (no meu caso; tudo depende do tipo de trabalho que você faz).

Outras coisas podem não ser essenciais, mas melhoram a qualidade do trabalho: ar condicionado, monitor externo, máquina de café e tudo que fizer a experiência de trabalhar de casa ser tão boa quanto a experiência de trabalhar em um escritório. Você não precisa comprar tudo de uma vez, principalmente se for sua primeira vez trabalhando de casa.

Saúde

Ao ficar em casa o dia todo, você pode desenvolver problemas de saúde. Evitar isso não é tão difícil:

  • Faça exercícios (uma caminhada diária já é melhor que nada)
  • Se alimente de forma saudável
  • Tenha uma cadeira confortável
  • Vá ao Google médico se notar que tem algo errado

Conclusão

Trabalhar de casa pode não ser pra todo mundo. Experimente alguns dias por semana primeiro, caso a empresa que você trabalhe permita isso.

Mas definitivamente vale a pena experimentar, as vantagens são muitas!

Tags:

Atualizado em:

Deixe um comentário