Ir para conteúdo principal
Lucas Caton

JÁ CONHECE MEU NOVO CURSO?

O caminho certo para aprender React

70 videoaulas. Mais de 11 horas de conteúdo. Vários projetos desenvolvidos!

Quero saber mais

Os desafios de trabalhar remotamente

Uma lista com os desafios mais comuns ao trabalhar remotamente e como enfrentá-los

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
Desde o começo de 2017, eu venho trabalhando remotamente 100% do tempo. Atualmente isso é algo muito comum, não apenas em empresas de tecnologia. Quem mora em cidade grande e enfrenta trânsito ou corre risco de ser assaltado, sabe o quanto é vantajoso não precisar de sair de casa para trabalhar.
home-office
{: .img-description } Meu escritório atual (aka. home office) <br> <br>
As vantagens são muitas. Uma das que eu mais aprecio é poder ver cada progresso do meu filho (que está com 1 ano e meio). É uma forma de trocar o tempo gasto se locomovendo por tempo com sua família e/ou fazendo o que você gosta.
Outro ponto positivo é que a empresa nunca contratará alguém que more perto apenas por esse fato isolado; você trabalhará com as melhores pessoas que sua empresa encontrou sem ter a localização como fator limitante, como o tweet abaixo assertivamente ilustra:
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="und" dir="ltr">[pic.twitter.com/DO3xDPBmIE](https://t.co/DO3xDPBmIE)</p>&mdash; Mark Dalgleish (@markdalgleish) [March 16, 2018](https://twitter.com/markdalgleish/status/974447526282539008?ref_src=twsrc%5Etfw)</blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script> <br> <br>
Porém nem tudo são flores.

Desafios (e soluções)

Depois de 15 meses trabalhando em casa, identifiquei os desafios mais comuns e vou listá-los abaixo, junto com as soluções que encontrei. Caso eu tenha esquecido de algum, fique a vontade para mandar comentários no final deste artigo.

Comunicação

Existem várias ferramentas de chat como Slack e Rocket Chat (as quais podemos chamar de versões modernas do IRC), que ajudam a manter a equipe toda atualizada com o que está acontecendo na empresa, em projetos, etc.
Dizer no chat "bom dia" ou "vou ficar ausente por 15 minutos", não apenas mostra que você é educado, como também permite que todo mundo fique sabendo se você está ou não disponível. Também é útil ativar notificações para saber quando alguém precisa da sua atenção. Só cuidado para não deixá-las ligadas fora do horário de trabalho e virar um escravo.
Os bons e velhos Hangouts e Skype continuam excelentes para comunicação por voz/vídeo, incluindo compartilhamento de tela para demonstrar algum trabalho. Eu também gosto de gravar screencasts em formato GIF para compartilhar com o time.

Lugar privado para trabalhar

Quando eu me mudei para a casa onde moro hoje, procurei um lugar com um quarto extra, pois já estava trabalhando remotamente e sabia que seria importante.
Você até pode trabalhar da sala, cozinha ou do seu próprio quarto por um tempo (talvez pra fazer um teste e ver se trabalhar dessa forma funciona pra você?). Porém, se trabalhar remoto é algo que você planeja fazer por mais tempo, é importante ter um espaço privado para fazer reuniões, evitar distrações e se manter focado no trabalho (sem seu filho gritando do seu lado).

Disciplina

Chances são que a Netflix e o Playstation serão (discutivelmente) mais atrativos do que seu trabalho. Aqui a solução é ser maduro o suficiente pra entender que a empresa confia em você, portanto faça o que é esperado.
<blockquote class="twitter-tweet" data-lang="pt" data-theme="light"><p lang="en" dir="ltr">Top Traits of Successful Remote Workers<br>* Strong communicators 💬<br>* Motivated self-starters 💪<br>* Results-oriented 📈<br>* Collaborative 🙎🏽👨🏻‍💼<br>* Trustworthy 🤝<br>* Disciplined ✅<br>* Organized 🗂</p>&mdash; Doist (@doist) [26 de fevereiro de 2018](https://twitter.com/doist/status/968191855228850176?ref_src=twsrc%5Etfw)</blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

Conexão boa/confiável com a internet

Isso provavelmente é essencial para a maioria das profissões. Apesar de eu nunca ter tido problemas com o meu provedor, eu sempre tenho uma conexão 4G de backup, caso algum problema aconteça.

Fuso-horário diferente

Trabalhar remoto significa que você (e seus colegas de trabalho) podem estar em qualquer parte do mundo. Se for o caso, nem todo mundo irá necessariamente trabalhar no mesmo horário. Consequentemente, é importante ter uma forma de deixar as pessoas saberem no que você está trabalhando e qual o status da sua tarefa atual. Ferramentas de gerenciamento de projetos como o KanbanFlow, Pivotal Tracker e Trello são ótimas para isso.

Você vê colegas/amigos menos frequentemente

Eu pensava que essa seria a pior parte. Mas o fato é que usando ferramentas de chat mencionadas acima, isso nunca foi um problema pra mim. Porém sair com amigos de vez em quando, mesmo que apenas para um café, ajuda a manter sua sanidade mental.

Ferramentas de trabalho

É importante ter um home office com tudo que você precisa para trabalhar: uma mesa/escrivaninha, uma cadeira e um notebook são essenciais (no meu caso; tudo depende do tipo de trabalho que você faz).
Outras coisas podem não ser essenciais, mas melhoram a qualidade do trabalho: ar condicionado, monitor externo, máquina de café e tudo que fizer a experiência de trabalhar de casa ser tão boa quanto a experiência de trabalhar em um escritório. Você não precisa comprar tudo de uma vez, principalmente se for sua primeira vez trabalhando de casa.

Saúde

Ao ficar em casa o dia todo, você pode desenvolver problemas de saúde. Evitar isso não é tão difícil:
  • Faça exercícios (uma caminhada diária já é melhor que nada)
  • Se alimente de forma saudável
  • Tenha uma cadeira confortável
  • Vá ao Google médico se notar que tem algo errado

Conclusão

Trabalhar de casa pode não ser pra todo mundo. Experimente alguns dias por semana primeiro, caso a empresa que você trabalhe permita isso.
Mas definitivamente vale a pena experimentar, as vantagens são muitas!