Ir para conteúdo principal
Lucas Caton

Os desafios de trabalhar remotamente

Uma lista com os desafios mais comuns ao trabalhar remotamente e como enfrentá-los

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
Desde o começo de 2017, eu venho trabalhando remotamente 100% do tempo. Atualmente isso é algo muito comum, não apenas em empresas de tecnologia. Quem mora em cidade grande e enfrenta trânsito ou corre risco de ser assaltado, sabe o quanto é vantajoso não precisar de sair de casa para trabalhar.
home-office
{: .img-description } Meu escritório atual (aka. home office) <br> <br>
As vantagens são muitas. Uma das que eu mais aprecio é poder ver cada progresso do meu filho (que está com 1 ano e meio). É uma forma de trocar o tempo gasto se locomovendo por tempo com sua família e/ou fazendo o que você gosta.
Outro ponto positivo é que a empresa nunca contratará alguém que more perto apenas por esse fato isolado; você trabalhará com as melhores pessoas que sua empresa encontrou sem ter a localização como fator limitante, como o tweet abaixo assertivamente ilustra:
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="und" dir="ltr">[pic.twitter.com/DO3xDPBmIE](https://t.co/DO3xDPBmIE)</p>&mdash; Mark Dalgleish (@markdalgleish) [March 16, 2018](https://twitter.com/markdalgleish/status/974447526282539008?ref_src=twsrc%5Etfw)</blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script> <br> <br>
Porém nem tudo são flores.

Desafios (e soluções)

Depois de 15 meses trabalhando em casa, identifiquei os desafios mais comuns e vou listá-los abaixo, junto com as soluções que encontrei. Caso eu tenha esquecido de algum, fique a vontade para mandar comentários no final deste artigo.

Comunicação

Existem várias ferramentas de chat como Slack e Rocket Chat (as quais podemos chamar de versões modernas do IRC), que ajudam a manter a equipe toda atualizada com o que está acontecendo na empresa, em projetos, etc.
Dizer no chat "bom dia" ou "vou ficar ausente por 15 minutos", não apenas mostra que você é educado, como também permite que todo mundo fique sabendo se você está ou não disponível. Também é útil ativar notificações para saber quando alguém precisa da sua atenção. Só cuidado para não deixá-las ligadas fora do horário de trabalho e virar um escravo.
Os bons e velhos Hangouts e Skype continuam excelentes para comunicação por voz/vídeo, incluindo compartilhamento de tela para demonstrar algum trabalho. Eu também gosto de gravar screencasts em formato GIF para compartilhar com o time.

Lugar privado para trabalhar

Quando eu me mudei para a casa onde moro hoje, procurei um lugar com um quarto extra, pois já estava trabalhando remotamente e sabia que seria importante.
Você até pode trabalhar da sala, cozinha ou do seu próprio quarto por um tempo (talvez pra fazer um teste e ver se trabalhar dessa forma funciona pra você?). Porém, se trabalhar remoto é algo que você planeja fazer por mais tempo, é importante ter um espaço privado para fazer reuniões, evitar distrações e se manter focado no trabalho (sem seu filho gritando do seu lado).

Disciplina

Chances são que a Netflix e o Playstation serão (discutivelmente) mais atrativos do que seu trabalho. Aqui a solução é ser maduro o suficiente pra entender que a empresa confia em você, portanto faça o que é esperado.
<blockquote class="twitter-tweet" data-lang="pt" data-theme="light"><p lang="en" dir="ltr">Top Traits of Successful Remote Workers<br>* Strong communicators 💬<br>* Motivated self-starters 💪<br>* Results-oriented 📈<br>* Collaborative 🙎🏽👨🏻‍💼<br>* Trustworthy 🤝<br>* Disciplined ✅<br>* Organized 🗂</p>&mdash; Doist (@doist) [26 de fevereiro de 2018](https://twitter.com/doist/status/968191855228850176?ref_src=twsrc%5Etfw)</blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

Conexão boa/confiável com a internet

Isso provavelmente é essencial para a maioria das profissões. Apesar de eu nunca ter tido problemas com o meu provedor, eu sempre tenho uma conexão 4G de backup, caso algum problema aconteça.

Fuso-horário diferente

Trabalhar remoto significa que você (e seus colegas de trabalho) podem estar em qualquer parte do mundo. Se for o caso, nem todo mundo irá necessariamente trabalhar no mesmo horário. Consequentemente, é importante ter uma forma de deixar as pessoas saberem no que você está trabalhando e qual o status da sua tarefa atual. Ferramentas de gerenciamento de projetos como o KanbanFlow, Pivotal Tracker e Trello são ótimas para isso.

Você vê colegas/amigos menos frequentemente

Eu pensava que essa seria a pior parte. Mas o fato é que usando ferramentas de chat mencionadas acima, isso nunca foi um problema pra mim. Porém sair com amigos de vez em quando, mesmo que apenas para um café, ajuda a manter sua sanidade mental.

Ferramentas de trabalho

É importante ter um home office com tudo que você precisa para trabalhar: uma mesa/escrivaninha, uma cadeira e um notebook são essenciais (no meu caso; tudo depende do tipo de trabalho que você faz).
Outras coisas podem não ser essenciais, mas melhoram a qualidade do trabalho: ar condicionado, monitor externo, máquina de café e tudo que fizer a experiência de trabalhar de casa ser tão boa quanto a experiência de trabalhar em um escritório. Você não precisa comprar tudo de uma vez, principalmente se for sua primeira vez trabalhando de casa.

Saúde

Ao ficar em casa o dia todo, você pode desenvolver problemas de saúde. Evitar isso não é tão difícil:
  • Faça exercícios (uma caminhada diária já é melhor que nada)
  • Se alimente de forma saudável
  • Tenha uma cadeira confortável
  • Vá ao Google médico se notar que tem algo errado

Conclusão

Trabalhar de casa pode não ser pra todo mundo. Experimente alguns dias por semana primeiro, caso a empresa que você trabalhe permita isso.
Mas definitivamente vale a pena experimentar, as vantagens são muitas!