Qual a diferença entre Terminal, IDE e Editor de Textos?

Terminal

O que é?

É um programa disponível em todos os sistemas operacionais para gerenciamento de recursos mais avançados do sistema. É geralmente uma tela preta, sem botões e sem elementos gráficos, onde você utiliza apenas comandos para interagir.

image_description

Exemplo: iTerm2

Pode ser um pouco assustador ver a quantidade de comandos disponíveis, para quem está começando no mundo da programação, por isso escrevi um pequeno guia com uma lista de comandos.

Windows

No Windows, o terminal é chamado de Prompt de Comando.

Linux

No Linux, ele é chamado de Terminal mesmo.

macOS

No macOS, ele também é chamado de Terminal.

Apesar de o sistema trazer um terminal instalado, eu recomendo um outro terminal chamado iTerm2, mais poderoso, o qual pode ser baixado através do site iterm2.com.


IDE

O que é?

É um programa que não vem instalado por padrão e é utilizado para o desenvolvimento de softwares. É geralmente uma janela com muitos botões, muitos elementos gráficos e uma área para digitar os códigos.

image_description

Exemplo: Xcode, para programar apps para iOS (iPhone e iPad), macOS, watchOS e tvOS

Exemplos de IDEs:


Editor de Textos

O que é?

Para programar em algumas linguagens (Ruby por exemplo), não é necessário uma IDE, podemos utilizar apenas um editor de texto, que é mais simples e mais rápido.

Editores servem para editar textos e também códigos. Os editores que vem instalado por padrão (Bloco de Notas, por exemplo) são simples demais, portanto não são recomendados para desenvolver programas. No geral, eles são apenas uma janela com poucos botões (às vezes nenhum) e uma grande área para digitar os códigos.

image_description

Exemplo: Atom

Exemplos de editores de texto:

Deixe um comentário