Nem tudo são flores quando você mora fora do Brasil

Quando você pensa que morar fora do Brasil pode ser uma experiência fantástica, conhecendo lugares lindos, pessoas amigáveis, novas culturas, aprender um idioma novo, encontrando preços mais baratos e salários mais altos: a boa notícia é que você está certo! De fato você vai se deparar com tudo isso.

No entanto eu vou ser um pouco pessimista aqui. Quando você muda de país, existem muitas coisas diferentes. MUITAS mesmo. E isso pode ser um pouco assustador. No começo você mal sabe pedir coisas básicas em um supermercado. Mal sabe como escolher um prato ou pedir a conta em um restaurante. Palavras básicas em outro idioma como utensílios domésticos que você nunca se preocupou em aprender vão te pegar de surpresa. Vai notar que nem todas as regras gramaticais que fizeram questão que você aprendesse no curso de inglês são respeitadas. Você se sente uma criança de 3 anos, sabendo o que quer, mas nem sempre sabendo se expressar corretamente. E não é só em relação ao idioma, você estará longe de todos que conhecia e muitas vezes você deve se comportar diferente do que está acostumado.

Foto: Lucas Caton — Melbourne, Australia — 2014
Foto: Lucas Caton — Melbourne, Australia — 2014

Eu e minha esposa tivemos sorte de ter uma experiência preparatória: saímos do interior de São Paulo e moramos na capital por 3 anos antes de sair do país. Foi útil no sentido de saber como seria morar longe da família e amigos. Claro que lá foi diferente: é muito mais fácil fazer amigos novos, se comunicar, pouco tempo de viagem até nossa cidade natal, etc. Mas não deixou de ser uma preparação antes de vir morar fora.

Apesar de todas as vantagens que citei no começo somados ao respeito que você encontrará de pessoas por saberem que você é fora, ao mesmo tempo é uma vida fora da zona de conforto, o que pode ser um pouco desanimador. Além disso, mesmo com a internet facilitando as coisas, nem sempre seus os amigos do Brasil estão disponíveis, a vida lá continua também e todo mundo tem problemas. Então ou você se adapta à essa quantidade de coisas diferentes ou você sucumbe.

Desculpem por estar sendo negativo, mas às vezes é preciso de um banho de água fria pra não elevar tanto as expectativas e se desanimar quando chegar à um novo país! 🤷‍♂️

Tags:

Atualizado em:

Deixe um comentário