Ir para conteúdo principal
Lucas Caton

JÁ CONHECE MEU NOVO CURSO?

O caminho certo para aprender React

70 videoaulas. Mais de 11 horas de conteúdo. Vários projetos desenvolvidos!

Quero saber mais

Um conselho para estudantes de computação

Na época de faculdade eu fazia estas mesmas perguntas

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
Faculdade
Recentemente, uma pessoa me perguntou no Facebook:
Terminei meu 1º semestre de Ciência da Computação e por enquanto, tudo parece tranquilo. Mas não deixo de me preocupar quando a coisa ficar realmente "interessante".
Fico pensando naqueles códigos de tamanho imenso, na lógica maciça empregada nele. Será que não enche o saco? Resolver bugs, procurando linha por linha onde está o erro? Valeu Lucas!
Achei que valia a pena transformar minha resposta em um post:

Olá! Interessante sua pergunta. Me lembro que na época de faculdade eu fazia estas mesmas perguntas :)
Apesar de projetos / códigos crescerem, eu diria para você não se preocupar muito com isso agora. Existem ferramentas que te ajudarão a organizar tudo isso. Exemplos: testes automatizados, Git, bons editores de texto (ou IDEs), etc.
Se você quiser saber como será sua profissão futuramente, uma boa maneira é olhar os pull requests de projetos open-source e ver o que está sendo discutido lá. Aproveite e veja os códigos também, você vai ver que mesmo em um projeto grande, não existe bicho de 7 cabeças (ok, algumas raras vezes existe). A página de pull requests do Rails, por exemplo, é um bom lugar para ver isso:
Eu sou completamente apaixonado por essa área e não consigo me ver fazendo outra coisa. O bacana é que você pode trabalhar com muitas coisas diferentes, como desenvolvimento web (back-end ou front-end), desenvolvimento de jogos, desenvolvimento mobile (iOS/Android), robótica, IA, BI, entre outros - a lista é grande. É definitivamente uma área interessante para se trabalhar! :)
Claro que nem tudo são flores. Tem dia que enche o saco, tem dia que nada funciona e isso pode ser um pouco irritante. Mas nada que uma noite bem dormida e um bom café para renovar e partir para o código novamente.
Minha dica final é: siga pessoas da área. Mas não se limite somente à blogs, veja também o que bons programadores (brasileiros e gringos) estão falando nas redes sociais, leia bons livros, participe de eventos da comunidade (exemplo: GuruSP), seja curioso (pergunte sempre) e não se limite somente ao que a faculdade pode te oferecer.
Durante o período de faculdade você tem basicamente 3 fontes de aprendizado: sozinho (autodidata), através de colegas e através das aulas (professores). Todas são importantes, mas nunca siga seu caminho utilizando apenas as aulas. Ler bons livros, criar uma boa base de conhecimento na área e fazer boas amizades durante esse período é essencial. Além disso, colegas da faculdade são potenciais futuros colegas de emprego (podem te ajudar a conseguir um) ou ainda futuros sócios! :)

Post atualizado em 17/05/2018, 07:54:00