Ir para conteúdo principal
Lucas Caton

Um conselho para estudantes de computação

Na época de faculdade eu fazia estas mesmas perguntas

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
Faculdade
Recentemente, uma pessoa me perguntou no Facebook:
Terminei meu 1º semestre de Ciência da Computação e por enquanto, tudo parece tranquilo. Mas não deixo de me preocupar quando a coisa ficar realmente "interessante".
Fico pensando naqueles códigos de tamanho imenso, na lógica maciça empregada nele. Será que não enche o saco? Resolver bugs, procurando linha por linha onde está o erro? Valeu Lucas!
Achei que valia a pena transformar minha resposta em um post:

Olá! Interessante sua pergunta. Me lembro que na época de faculdade eu fazia estas mesmas perguntas :)
Apesar de projetos / códigos crescerem, eu diria para você não se preocupar muito com isso agora. Existem ferramentas que te ajudarão a organizar tudo isso. Exemplos: testes automatizados, Git, bons editores de texto (ou IDEs), etc.
Se você quiser saber como será sua profissão futuramente, uma boa maneira é olhar os pull requests de projetos open-source e ver o que está sendo discutido lá. Aproveite e veja os códigos também, você vai ver que mesmo em um projeto grande, não existe bicho de 7 cabeças (ok, algumas raras vezes existe). A página de pull requests do Rails, por exemplo, é um bom lugar para ver isso:
Eu sou completamente apaixonado por essa área e não consigo me ver fazendo outra coisa. O bacana é que você pode trabalhar com muitas coisas diferentes, como desenvolvimento web (back-end ou front-end), desenvolvimento de jogos, desenvolvimento mobile (iOS/Android), robótica, IA, BI, entre outros - a lista é grande. É definitivamente uma área interessante para se trabalhar! :)
Claro que nem tudo são flores. Tem dia que enche o saco, tem dia que nada funciona e isso pode ser um pouco irritante. Mas nada que uma noite bem dormida e um bom café para renovar e partir para o código novamente.
Minha dica final é: siga pessoas da área. Mas não se limite somente à blogs, veja também o que bons programadores (brasileiros e gringos) estão falando nas redes sociais, leia bons livros, participe de eventos da comunidade (exemplo: GuruSP), seja curioso (pergunte sempre) e não se limite somente ao que a faculdade pode te oferecer.
Durante o período de faculdade você tem basicamente 3 fontes de aprendizado: sozinho (autodidata), através de colegas e através das aulas (professores). Todas são importantes, mas nunca siga seu caminho utilizando apenas as aulas. Ler bons livros, criar uma boa base de conhecimento na área e fazer boas amizades durante esse período é essencial. Além disso, colegas da faculdade são potenciais futuros colegas de emprego (podem te ajudar a conseguir um) ou ainda futuros sócios! :)

Post atualizado em 17/05/2018, 07:54:00