Ir para conteúdo principal
Lucas Caton

Coisas sobre Linux que me chamaram a atenção recentemente

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
LinuxVersions
Você pode não saber (ou esquecer às vezes), mas o Linux está muito presente na sua vida. Mesmo que você não o use diretamente como sistema operacional principal, mais da metade dos sites que você acessa está rodando em plataforma Linux. Isso inclui empresas gigantes como Google, Facebook, Twitter, Soundcloud, Amazon, Spotify, etc - a lista é muito, mas muito longa.
A maioria dos filmes que você assiste utilizam Linux para renderizar cenas extremamente complexas que às vezes levam semanas ou mesmo meses para serem renderizados.
O sistema móvel Android também é um Linux também caso você não saiba. E o seu roteador e a sua SmartTV provavelmente rodam Linux também!
Embora atualmente meu computador principal rode macOS, eu estou em contato com vários servidores que rodam Linux os quais acesso frequentemente.
Além disso, utilizei Linux como S.O. principal de 2007 à 2011, através das distros Ubuntu e OpenSUSE (além de outras que utilizei por pouco tempo, como Slackware e Debian).

Na última semana várias coisas me chamaram a atenção no mundo Linux e esse é o motivo desse post:
  1. O último episódio do podcast do Hack 'n' Cast (v0.3) foi uma introdução ao Linux e foi muito bom, vale a pena escutar: http://mindbending.org/pt/hack-n-cast-v03-introducao-ao-gnulinux.
  2. Um amigo que é programador disse que nunca (palavra forte!) usaria Linux porque nem criar um script similar ao batch do "Janelas" ele conseguia. Bom, pensando que isso pudesse ser útil para mais pessoas, gravei um screencast ensinando como criar scripts no Linux e no OS X macOS: http://youtu.be/W84Ok6XGnow.
  3. Assisti à uma ótima palestra chamada "Linux Sucks": http://youtu.be/5pOxlazS3zs.
  4. Lembrei e reli o excelente ponto de vista do @Pothix sobre porque ele deixou o macOS e voltou a usar Linux: https://pothix.com/mac-linux/.
  5. Para finalizar (e descontraír), há um tempo atrás eu ganhei de um amigo que trabalha na RedHat um chapél vermelho (red hat, rá!), o qual foi parar na cabeca do Tux que eu tenho na minha estante, vide fotos abaixo. Ficou bem bacana! :)
1
2
Bom, essa não é a primeira vez que eu escrevo sobre Linux e também não será a última.
Linux é muito mais importante do que as pessoas pensam. Pense 2 vezes antes de subestimar o sistema do pinguim! :)

Post atualizado em 02/10/2017, 10:00:00