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Lucas Caton

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[Off-topic] O grande problema e a grande solução da OpenEnglish

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
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Não costumo escrever posts "off-topic" no meu blog, mas esse assunto mereceu um.
Eu estava há um tempo procurando um curso de inglês que me possuísse um horário flexível. Atualmente, existem vários cursos on-line que resolvem este problema. A OpenEnglish - uma empresa da Venezuela que chegou há poucos meses no Brasil - aparentemente cumpria bem essa tarefa. Resolvi experimentar!
Fiz minha matrícula ontem e de cara fiquei decepcionado, enfrentando 3 problemas complicados, os quais me fizeram desacreditar do curso na mesma hora. A matrícula foi absurdamente simples: em menos de 5 minutos eles me explicaram tudo, passei meus dados, incluindo cartão de crédito, do qual foi devidamente cobrado e a transação aprovada.
Antes da atendente desligar, ela me informou que um consultor pessoal iria entrar em contato no mesmo dia para me explicar algumas coisas. Eu podia optar a forma que ele entraria em contato: telefone ou e-mail. Escolhi telefone e fiquei aguardando. Recebi uns 4 e-mails, dois deles contendo praticamente a mesma informação, o que foi meio confuso. E aí veio o primeiro problema:
O consultor não ligou! Pois é. Depois que eles cobram parece que deixam você de lado. Como estava muito ocupado durante o dia todo, não me esquentei muito com isso, uma vez que achei que não fosse precisar dele. Pensei: "Amanhã eu eu mesmo ligo lá pra procurar o tal consultor".
Mas como eu queria começar ontem mesmo o curso, tentei entrar no site e o segundo problema apareceu: eu não consegui completar o cadastro inicial. No formulário inicial, quando eu clicava no botão de submit, meu telefone não era considerado válido. Simplemente aparecia o erro: "Phone number is required". O mais bizarro é que pra entrar nesse formulário, eu clicava em um link que eles haviam me mandado por e-mail, e o campo de telefone já vinha preenchido. Testei dois browsers: 'Google Chrome' e o 'Mozilla Firefox'. Fail nos dois navegadores :(
Como cada aula começa em hora inteira (21h00, 22h00, etc) e eu pretendia fazer a aula das 23h00, acabei perdendo esta primeira aula. Inadmissível perder a aula por um motivo idiota desses, não?! :(
Pra tentar resolver isso, tentei ligar no suporte, mas aí a coisa ficou pior. Ligando lá, essas eram as opções da URA:
  • [1] Venda de cursos
  • [2] Atendimento ao cliente
  • [3] Consultor pessoal
  • [4] Departamento de cobrança
  • [5] Suporte técnico
  • [6] Outras informações
Selecionando as opções 2, 5 ou 6, escutava uma gravação exatamente assim: "Nosso horário de atendimento é de segunda à sábado, das 10h da manhã às 12h da noite".
Primeiro erro que me incomodou: 12h da noite? WTF? Mas o pior problema mesmo é que eram 23h, ou seja, deveria ter alguém lá pra me atender. Selecionei a opção 3, mas a URA solicita um código de 3 dígitos do consultor pessoal.
Como NENHUM consultor ainda havia entrado em contato, eu não possuia o tal código. Selecionei a opção 4 pra ver no que dava. Escutei uma música de espera com informações em espanhol (WTF?) por alguns minutos e notei que não estava sendo transferido pra lugar algum.
Por último, tentei ainda selecionar a opção 1, que é a de vendas, mas a gravação dizia que essa opção só está disponível até às 21h. Tive que esperar até o dia seguinte (hoje) pelas soluções. Mas me sinto mais que na obrigação de comentar como eles me surpreenderam!
Hoje de manhã minha consultora pessoal ligou e explicou que o prazo de ligação do consultor é de 24 horas e não no mesmo dia que eu fiz a matrícula. Ela foi super atenciosa, pediu pra eu abrir o site e me mostrou cada ferramenta disponível lá, tirando todas as minhas dúvidas. Explicou que o formulário inicial realmente estava com problema, mas que já haviam resolvido.
E sobre o horário do suporte, ela disse que era até às 21h e que a URA provavelmente seria atualizada em breve com o novo horário de atendimento.
Fiquei super satisfeito. Eles conseguiram melhorar a péssima imagem que criei deles ontem!
Às 22h, resolvi tentar uma "Live Session", que são aulas ao vivo, com professores nativos, os quais não falam português se você estiver no nível intermediário ou superior.
O sistema deles é de fato muito bom, são conferências em audio, com slides interativos, onde os professores vão fazendo anotações nos slides em tempo real.
Além disso, cada aula tem no máximo 5 alunos, o que considero excelente. O sistema usado para a conferência, durante os 50 minutos de aula, funcionou perfeitamente.
Vale citar que tanto o sistema quanto o site funcionam em qualquer Sistema Operacional (Windows, Linux e OS X macOS) e em qualquer browser.
No final de cada aula, existe uma lista de apostilas, artigos, vídeos, podcasts, entre outras atividades relacionadas à esta aula específica. Então o professor recomenda as atividades mais adequadas para cada aluno, de acordo com a dificuldade que ele teve durante a aula.
Sensacional, estou bastante satisfeito. E seria injusto eu não contar essa história depois de reclamar tanto ontem :)

Post atualizado em 02/10/2017, 10:00:00