Ir para conteúdo principal
Lucas Caton

O que eu uso pra me organizar

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
Vou listar as ferramentas que uso diariamente pra me organizar e proteger meus dados.
Confesso que eu já perdi dados importantes no passado (com quem nunca aconteceu?) e isso acabou me deixando neurótico com backups.

Agenda de contatos

Pra começar, como minha agenda de contatos não ficava na nuvem e já perdi ela quando trocava / perdia celular, acabei usando por muito tempo uma agenda de papel. Eu sei, é muito estranho, mas eu me sentia seguro. De um tempo pra cá, a substituí pela agenda de contatos da Apple (presente no OS X macOS e no meu iPod Touch), sincronizados pelo iCloud (e backup lá também). òbvio que armazenar essas informações eletrônicamente é infinitamente mais vantajoso. Guardo fotos dos contatos, vários e-mails, telefones, usuário do twitter, endereço, etc.
contacts

Agenda de compromissos

Assim como minha agenda de contatos, eu também usei por muitos anos uma agenda de papel. Mas finalmente me desapeguei e não comprei uma agenda 2012. Substitui esta por dois softwares, os quais estão me atendendo muito bem:
iCal: Onde anoto todas os compromissos, os importantes com avisos sonoros e avisos por e-mail, também sincronizados entre o Mac e o iPod Touch via iCloud; e Wunderlist: que é um software para listar as coisas que você precisa fazer em determinado dia, no estilo "TO-DO list". Ele possui versão web, versão pra macOS e versão para iOS. Outra coisa que me fez gostar ainda mais é a possibilidade de editar / criar tudo offline no iPod Touch (já que eu não tenho 3G) e sincronizar tudo depois, quando estiver numa rede wi-fi.
ical
wunderlist
Algumas tarefas ainda estão no Google Calendar (como aniversários e tarefas recorrentes, ambos com avisos por e-mail). Estou migrando estas aos poucos para o iCal.

Leitor de feeds RSS

Uso o Google Reader desde 2005 e funciona perfeitamente bem, nunca tive nenhum tipo de problema com ele. Atualmente tenho 175 subscriptions e leio aproximadamente 70% dos items de lá (dependendo se o título me interessar ou não). Uso bastante o recurso "starred" para selecionar os item que quero ler depois, quando não posso ler no momento. Uso bastante o recurso de envio de post por e-mail, pra comparilhar com quem possa interesar.
greader

Bookmarks

Depois de muito tempo usando o Delicious, o abandonei e comecei a usar o Google bookmarks. Uso uma extension do Google Chrome pra adicionar item lá e uso com frequência pra me lembrar de páginas que já visitei e eram úteis em potencial.
google-bookmarks

Anotações em geral

Em 90% dos casos, uso o Evernote, software para o macOS e iOS. Nos outros 10%, uso papel e caneta apenas, o que às vezes é insubstituível.
evernote

Armazenamento de senhas

Utilizo o LastPass, que possui uma extension pra todos os browsers atuais e em geral funciona bem. Uma vez tive um problema com ele, mas o pessoal do LastPass entrou em contato comigo em poucos minutos pra resolver meu problema (e olha que eu uso a versão free!).
lastpass

Repositório de projetos

Meus projetos open-source ficam no Github, o qual tem ótimos recursos e boa usabilidade. Já meus projetos fechados ficam no Codebase, o qual gosto bastante, uma vez que além de servir como repositório git, também consigo gerenciar o projeto de forma integrada, criando tickets, milestones, atribuindo tarefas para usuários, configurando prioridades, etc.
github
codebase

Controle de contas ($)

Até hoje não achei um software que me atendesse 100%, o que me obriga até hoje a usar uma planílha salva no Google Docs.

Redes sociais

Uso Facebook, Google+ e Twitter, mas não me comprometo a ler tudo que aparece por lá. O que mais uso, sem dúvidas, é o Twitter, e como a maior parte das pessoas que eu sigo são programadores, uso com o objetivo de me atualizar, descobrir e compartilhar coisas relacionadas à desenvolvimento de software.

Lembretes rápidos

Não tem como fugir. Vez ou outra, mando um e-mail pra mim mesmo com alguma tarefa rápida pra lembrar depois. A propósito, uso o Gmail desde 2004 e organizo com os labels e filtros que o serviço oferece, além da Priority Inbox (Caixa de entraga prioritária).

Backups

Como eu já falei, sou meio neurótico com backups:
hd
  • Faço um backup dirário de todo conteúdo do meu Mac em um HD externo. Como trabalho com o Mac, levando ele diáriamente para o escritório, fiz seguro deste também!
  • A cada 6 meses faço um backup das coisas mais importantes em DVDs (uso aproximadamente 6 discos) e pra eu não esquecer, o Google Calendar me manda um e-mail semestral avisando: Você precisa fazer um backup semestral em DVDs :).
Mensalmente, faço backups dos seguintes items:
  • Subscribes do Google Reader
  • Address Book da Apple (além de já ter um backup no iCloud)
  • LastPass
  • iCal (além de também já ter um backup no iCloud)
Compartilhem o que vocês usam também!

Post atualizado em 02/10/2017, 10:00:00