Ir para conteúdo principal
Lucas Caton

Meu ambiente de trabalho

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
O Anderson Casimiro e o Augusto Pascutti criaram um meme sobre ambientes de trabalho. As regras são simples:
  • Escreva sobre seu ambiente de trabalho - fale sobre qualquer ponto que quiser;
  • Indique de 3 à 5 pessoas para que possivelmente façam um artigo sobre seu ambiente.
Fui convidado pelo Bruno Codeman para montar minha lista!

1. OS: Ubuntu 10.10

Atualmente, a mais popular distriuição Linux. Como é baseada no Debian, herdou o apt pra gereciar os pacotes. Todo o meu hardware funciona bem e raramente o sistema fica lento ou trava. Ultimamente tem ficado até mais bonito...

2. IDE/Editor: Vim

Rápido, flexível, snippets, atalhos produtivos e ainda conta com excelentes plugins. Desenvolvo em Ruby e Ruby on Rails utilizando somente ele e sempre dá conta do recado.

3. Browser: Google Chrome

Há um ano, eu comecei a experimentar o browser do Google e este substituiu o meu querido Firefox. Com todas as extensions disponíveis hoje, quase não preciso de outro browser, embora exporadiamente use o Firefox pra usar os add-ons WebDeveloper e Firebug.

4. Versionamento: Git

Git ganhou meu respeito. O utilizo há 1 ano e meio e definitivamente me atendeu melhor que o SVN. Não dá pau e é muito eficiente. É atualmente um dos softwares que mais me orgulho de usar.

5. Linguagem de programação: Ruby

Já desenvolvi em PHP, Delphi, Java e até brinquei um pouco com .Net e Python. Mas nada, nada me faz mais feliz que programar em Ruby. A sintaxe é limpa, o suporte à metaprogramação é ótimo, desenvolver usando BDD é muito fácil e a comunidade é fantástica.

6. Banco de Dados: PostgreSQL

Usei MySQL por muito tempo e era ok. Mas ano passado tive que começar a trabalhar em alguns projetos que usavam PostgreSQL e seu poder me convenceu e se tornou meu database padrão.

Indicação de 5 amigos pra continuar o meme:

Post atualizado em 02/10/2017, 10:00:00