Ir para conteúdo principal
Lucas Caton

Como foi o evento Agile Vale 2010

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
Aconteceu hoje o evento Agile Vale 2010, no ITA, em São José dos Campos-SP. O evento foi muito bom e também muito bem organizado. No total, foram mais de 440 participantes, sem contar palestrantes, patrocinadores e a equipe que organizou o evento, que a propósito estão de parabéns.
2010-11-19-145837
No total foram 11 palestras, 2 dinâmicas e uma mesa redonda com os palestrantes. Como não haveria tempo para todas as palestras, a solução infelizmente foram apresentações paralelas. Somente a primeira palestra e a mesa redonda não tiveram nada em paralelo, então eu não pude assistir 5 palestras de um total de 11 (as quais pretendo assistir em vídeo depois). As dinâmicas também aconteceram paralelamente às palestras, então não participei de nenhuma das duas.
Ah! O evento ficou devendo uma conexão wireless, embora isso fosse quase impossível levando em consideração a quantidade de participantes.

Palestras

Fabiano_bigger
"Você sabe o que é Agile? Eu também não!" - Fabiano Milani (AdaptIdeas)
Foram apresentados conceitos básicos de metodologias ágeis. A palestra foi interessante, porém focada em quem nunca aplicou ou estudou metodologias ágeis.
profile_bigger
"O que é Kanban e porque se importar com ele." - Rodrigo Yoshima (Aspercom)
No começo achei os conceitos meio confusos e eu não conseguia entender o objetivo principal do Kanban. Mas no decorrer da apresentação, Yoshima conseguiu demonstrar os benefícios do Kanban e a palestra realmente valeu a pena. Muito boa!
avatar_bigger
"Construindo uma cultura de aprendizagem." - Luiz Faias e André Faria (Bluesoft)
A palestra levanta questões como: "Quanto você está se dedicando pra ser um profissional melhor?", "Você participa de projetos open-source?", "Participa de eventos?", "Lê bons livros?", entre outras. Resumindo, foram dicas de boas práticas para melhorar profissionalmente.
paulo_caroli_bigger
"A linha de montagem de SW representada como cartões na parede." - Paulo Caroli (ThoughtWorks Brasil)
A palestra falou sobre como cartões na parede tornam conceitos básicos de Kanban, Scrum, Lean e XP visíveis a todo time.
4015270661_1d44744ac4_o_bigger
"Entenda Software de Forma Correta" - Fábio Akita (GoNow)
A palestra do Akita - como sempre - foi ótima. Ele falou sobre a evolução de softwares, sobre softwares que mesmo sem documentação e sem controle podem ser bem sucedidos, como é o caso de vários projetos open-source; ele citou o Linux como exemplo. Me fez enchergar software como um conjunto de idéias, como um meme e repetiu várias vezes pra deixar claro: "não existe bala de prata", já que determinada ferramenta / framework pode funcionar muito bem em um projeto mas raramente funcionará em todos.
ceci-bearMountain_bigger
"O problema é seu, a solução também" - Cecília Fernandes (Caelum)
Pra mim, foi a melhor palestra do evento. Cecília mandou muito bem e através de uma forma muito simples e eficiente, soube explicar porque e como customizar determinada metodologia ágil de forma que ela se torne a "SUA" metodologia. Explicou porque evitar o uso do famoso "Scrum de caixinha", ou seja, Scrum (ou qualquer outra metodologia) como ferramenta fechada e não como framework.

Mesa redonda

A mesa redonda foi muito boa. As discussões se basearam em dois (polemicos) temas: "Se eu estou usando Scrum, mas não uso TDD / BDD, isto está correto?" e "Como deve ser a transformação de um líder de projeto quando se muda de uma metodologia tradicional para uma ágil".
mesa_redonda

Pra finalizar

Novamente: a equipe que organizou está de parabéns, tanto pela iniciativa quando pela organização. Espero que a edição 2011 seja ainda melhor :)
banner

Post atualizado em 02/10/2017, 10:00:00