Ir para conteúdo principal
Lucas Caton

5 dias testando Google Chrome 4 Beta no Linux

Lucas Caton

Lucas Caton

@lucascaton
Há um ano, postei no meu antigo blog sobre o Google Chrome, quando até então era novidade. Dias depois, como ainda não havia nenhuma versão pra Linux, o abandonei e voltei para o bom e velho panda-vermelho (pois é, o Firefox não é uma raposa!). Demorou - bastante a propósito, mas o Google finalmente liberou uma versão estável pro sistema do pinguim e pro OS X macOS.
O primeiro browser que usei foi o Netscape, em 1997~1998, até mudar para Internet Explorer, o qual deixei quando conheci a versão 1.0 do Firefox, o qual revolucionou o mundo dos browsers. Em paralelo com o Firefox, acompanhei três versões diferentes do Opera, o qual também gosto bastante e atualmente é meu browser secundário. E agora estou (re)experimentando o Chrome. Será que é hora de mudar novamente?

Novidades interessantes

Há 5 dias estou testando o Google Chrome beta (v. 4.0.249.30) para Linux (utilizo Ubuntu 9.04 durante o dia e Ubuntu 9.10 à noite, mas não notei diferença em relação à isso) e as boas notícias são:
<ul> <li>**Progresso de upload** - Quando você faz o upload de uma imagem ou qualquer arquivo para um site, é informado no rodapé o progresso de upload (em %). Isso realmente fazia muita falta;</li> <li>**Pin tab** - alguns sites você sempre mantém aberto (aka Gmail) então porque não fixá-los no browser? É pra isso que serve as "pin tabs", abas que ficam no cantinho, discretas e sempre ali disponíveis.</li> <li>**Abas no lugar do título da janela** - Economia de espaço colocando as abas na barra de título. Isso deixa o layout ainda mais clean;</li> <li>**Textareas redimensionáveis** - Qualquer textarea pode ser redimensionado, basta clicar no canto inferior direito dele e arrastar. Pode ser útil às vezes;</li> <li>**Nunca reinicie o browser** - Instalação e desistalação de extensions (aka add-ons) não requerem reinicialização do browser. Aplicação de temas (que a propósito funcionam muito bem) também não.</li> <li>**Um processo por aba** - O que faz com que se algum site travar, o resto continua funcionando normalmente. Antes que atirem pedras em mim: ok, o Internet Explorer já fazia isso, mas não deixa de ser um diferencial em relação aos outros. É possível também "destacar" uma aba facilmente, transformando-a em uma janela separada. A partir da versão 3.5 do **Firefox** isso também é possível;</li> <li>**Economia de memória** - Em pequenos testes que fiz, o **Chrome** usou cerca de 15% menos memória que o **Firefox** (v. 3.5.5);</li> </ul>

Problemas

Em 5 dias de uso (média de 10 horas / dia), Google Chrome se mostrou bastante estável e não travou nenhuma vez sequer. Um problema que se repetiu duas vezes foi não carregar o Gmail de maneira correta e foi necessário limpar o cache pra fazê-lo voltar ao normal. Fora isso, nenhum outro inconveniente do tipo. O maior problema de todos é, de longe, a falta de extensions. Perde feito se comparado com o Firefox nesse item. Mas acredito que logo isso já não será um problema: já estão surgindo várias extensions, cada vez mais rapidamente. Ah, vale citar que no Mac alguns recursos ainda não estão disponíveis, como extensions e pin tabs, segundo um amigo que está testando a mesma versão do browser pra Mac.

Extensions

Testei 4 extensions:
<ul> **GMail Checker (v. 1.3)** - mostra emails não lidos na inbox. Funcionou perfeitamente bem; **Firebug Lite (v. 1.25**) - achei o máximo quando encontrei. Só que simplesmente não funciona (e não fiquei perdendo muito tempo tentando fazê-lo funcionar); **Gtalk (by marcelozlot)** - Carregou minha lista de amigos, cheguei a ficar online, mas todo mundo ficava off. Tentei três vezes e desisti. **Google Quick Scroll (v. 0.5.4)** - excelente extension. Quando você busca algo no Google e entra em determinada página, ele te mostra onde os termos da busca foram encontrados nas páginas. Realmente fantástico. </ul>

Conclusão

Embora ainda esteja na versão beta, já está perfeitament estável. Vou continuar usando como browser padrão, mas ainda não é hora de desistalar o Firefox. Apaguei o Opera da minha máquina e agora o Firefox é o browser secundário. Recomendo que todos testem por alguns dias, como eu fiz e não tirem conclusões precipitadas, afinal... é um browser que promete!

Post atualizado em 02/10/2017, 10:00:00